Com que roupa eu vou??

Quem nunca se perguntou? Acesse a matéria, e saiba como fazer a combinação das cores das roupas que você tem em casa! 😉

Na maioria das vezes questionamos: como combinar roupas, acessórios e sapatos de colorações diferentes, sem parecer um arco-íris ambulante??? A falta de conhecimento pode nos levar a pecar pelo excesso e a montar visuais ultra coloridos ou super antiquados, por este motivo nada melhor do que conhecer a teoria das cores e saber usá-la a seu favor!

complementares

Existem três cores primárias: VERMELHO, AZULAMARELO. Todas as demais cores podem ser produzidas a partir dessas três cores básicas. Uma cor que resulte da mistura de duas cores primárias é chamada de cor secundária ou “cor mista pura”. O verde, o laranja e o violeta são as cores secundárias.  Uma cor que se produza pela mistura de três cores primárias é chamada de cor terciária ou “cor mista impura”. Pode-se dar um tom mais escuro a todos as cores, misturando-se preto a elas, ou clareá-las, misturando-se branco! Usar as cores de maneira bem direcionada significa poupar tempo e esforço, principalmente na hora de se vestir!

O segredo das Cores Complementares

É um princípio da teoria da mistura de cores que as cores complementares são, tecnicamente falando, aquelas que mais contrastam entre si, são chamadas também de “cores complementares”.

No círculo cromático (veja abaixo), as cores complementares se encontram sempre umas diantes das outras.

Diante de cada uma das três cores primárias (vermelho, azul e amarelo) encontra-se uma cor secundária, portanto: laranja, verde, violeta.

Os pares de cores complementares são constituídos por: azul–laranja, vermelho–verde, amarelo–violeta. É esse o segredo das cores complementares: em virtude de sempre uma das duas cores ter aquilo que falta à outra, em sentido técnico-cromático elas são as cores que mais contrastam entre si.

Cores complementares: azul + laranja é na verdade azul + amarelo + vermelho

Cores análogas: azul e verde; verde e azul; azul e violeta

Cores tríades: azul + amarelo + vermelho

Cores neutras: preto; branco; cinza; bege e creme

Como combinar o AZUL???

É a cor preferida entre as cores! É a cor da simpatia, da harmonia e da fidelidade, apesar de ser fria e distante. E não existe quase ninguém que não goste de azul: apenas 1% dos homens e 2% das mulheres citam o azul entre as cores de que menos gostam (fonte: livro A Psicologia das Cores). Homens e mulheres frequentemente se vestem de azul, ele vai bem em todas as ocasiões, em todas as estações. O significado mais importante do azul está no simbolismo das cores, nos sentimentos que vinculamos ao azul. O azul é a cor de todas as características boas que se afirmam no decorrer do tempo, de todos os sentimentos bons que não estão sob o domínio da paixão pura e simples, e sim da compreensão mútua.

IMG_4577

Branco com Azul…não tem erro 😉

Vou fazer uma série de matérias sobre as cores, essa é a primeira! 😉

 

Anúncios