hidratação

Olá Meninas

Como prometido, vou postar a receitinha que uso semanalmente em meu cabelo. Nosso cabelo precisa de hidratação semanal no mínimo, e essa receitinha é de amiga para amiga.

Vamos comentar sobre o efeito de cada ingrediente:

Amido de milho: O amido de milho é um carboidrato assim sendo ele é formado por uma longa cadeia de glicose, que age no cabelo como um hidratante, redutor temporário de volume e doador de brilho.

Nos anos 60 era bastante comum o uso do amido em receitas de alisamento temporário, existia inclusive algumas fórmulas em que se misturava o amido com bases químicas como o tioglicolato de amônia. E diziam potencializar o alisamento, agredindo menos os fios.

Mel: Hidratante, selador de cutículas, e dá brilho

Bepantol: Hidratante e umectante.

Óleo de coco: tem componentes antioxidantes, e repõe nutrientes no cabelo.

  • Receita da hidratação com a maisena

É bem simples: misturar 2 colheres de sopa de maisena com 1 ½ xícara de água, levar ao fogo baixo e misturar sempre, até que engrosse. Tirar do fogo, assim que esfriar um pouco, acrescentar 1 colher de máscara de hidratação, 1 colher de mel, 1 colher de sobremesa de bepantol, 1 colher de sobremesa de óleo de côco, uma ampola de vitamina (qualquer uma). Está pronta para usar.

A mistura deve ser aplicada após a lavagem normal dos cabelos com o shampoo de costume e com os fios ainda úmidos.

O recomendado é que o cabelo seja dividido em mechas, para que a hidratação penetre melhor nos fios. Passa-se então a mistura mecha por mecha e depois deve-se pentear todo o cabelo, de preferência utilizando uma escova de madeira e com cerdas largas, para não quebrar os fios.

Envolver o cabelo com uma toalha úmida e deixar o produto agir por pelo menos 30 minutos. Após isso, enxaguar o cabelo apenas com água, sem usar nenhum shampoo ou condicionador. Algumas receitas indicam para que se use o shampoo, mas nesse caso é recomendado enxaguar só com água mesmo. Pronto!

  • Sobre a hidratação de maisena

O segredo é não esperar esfriar. Além de perder a sua elasticidade, o que torna a aplicação mais difícil, a maisena usa o calor do processo de cozimento para abrir os poros e penetrar melhor nos fios.

Passe sempre no sentido dos cabelos, da raiz às pontas com bastante generosidade. Ao terminar faça a massagem conhecida como “enluvar” para otimizar a penetração do mingau. Pronto! Cabelo em processo de hidratação.

A hidratação com maisena é indicada para quem tem cabelos ressecados, com muito frizz ou volumoso. Porém, ela não dispensa outros tratamentos e é importante que se continue a fazê-los, indicado a cada cabelo. Nesse caso, a hidratação com maisena ajudará a mantê-los mais lisos e definidos, entre um tratamento e outro.

E a boa notícia é que a hidratação com maisena pode ser usada até por gestantes ou crianças, sem problemas.

Então, é só experimentar e observar os resultados!

Anúncios